Introdução

O que é o Treinamento da Mente?

Treinamento da Mente (em tibetano: blos.byong, pronunciado “lojong”) é qualquer método que estabelece um conjunto de ideias, perspectivas e experiências que trabalham para desmantelar padrões habituais de comportamento, de expressão das emoções e de percepção. O treinamento da mente apresentado aqui planta a semente da compaixão e nutre o crescimento da árvore da mente do despertar (bodhicitta) até que ela floresça na presença e na atividade sem esforço que ajuda os outros a também despertarem e estarem presentes em suas vidas.

Como o Treinamento da Mente funciona?

O treinamento da mente funciona como dois gravetos friccionados para produzir fogo. Um graveto consiste das perspectivas e da disciplina do treinamento da mente; o outro é composto das projeções e dinâmicas dos seus padrões habituais. A prática gera atrito que faz com que os dois gravetos queimem.

Tomar e enviar – A prática de Tonglen

Tomar e enviar (em tibetano: gtong.len, pronunciado “tonglen”) é uma técnica específica usada no treinamento da mente para minar o autocentramento que caracteriza a experiência baseada nos padrões habituais. Baseia-se na técnica mais geral de substituir mentalmente a experiência do praticante pela experiência do outro. O tonglen é um método simples e eficaz de levar essa intenção a todos os aspectos da nossa vida.

Qual é a origem do Treinamento da Mente?
Serlingpa, Atisha, and Chekawa

A tradição do treinamento mental Mahayana se originou na Índia, provavelmente por volta de 200-300 D.C. Estava certamente plenamente florescido na época de Shantideva, que faz o utilizou extensivamente em sua obra Bodhicharyavatara.
A prática do tonglen geralmente é atribuída a Serlingpa (Dharmakirti), um mestre que viveu na Indonésia. Atisha recebeu instrução de Serlingpa sobre o Treinamento da Mente e sobre o tonglen e levou esses ensinamentos para o Tibete no século XI.
O treinamento da mente era originalmente uma transmissão secreta, ensinada apenas a alunos que tinham uma capacidade comprovada e sinceridade para com a prática. Chekawa Yeshe Dorje (1102-1176), para quem a prática teve um significado especial, compôs o Treinamento da Mente em Sete Pontos e os ensinou abertamente.

Sobre o Treinamento da Mente

O Treinamento da Mente em Sete Pontos

O Treinamento da Mente em Sete Pontos de Chekawa é um dos mais conhecidos conjuntos de instruções para treinamento da mente e para a prática de tonglen. Os Sete Pontos compreendem uma prática completa, com instruções e orientações que abrangem todos os pontos essenciais do Budismo Mahayana.

Quais são os Sete Pontos do Treinamento da Mente?

1. Trabalho de Base: o que você precisa para praticar de forma eficaz:

  • meditação básica
  • morte e impermanência
  • karma
  • compaixão

2. Práticas: as duas principais práticas de meditação do treinamento da mente:

  • despertar para o que é definitivamente verdadeiro
  • despertar para o que é aparentemente verdadeiro

3. Aplicações: como trabalhar com essas práticas em sua vida

4. Resumos: dois conjuntos de instruções que resumem os principais elementos da prática do Treinamento da Mente.

5. Medições da proficiência: sinais de que sua prática está sendo eficaz

6. Compromissos: o que viola a intenção principal do treinamento da mente

7. Diretrizes: maneiras de apoiar e nutrir sua experiência de treinamento mental

Por onde eu começo?

Modo aleatório
Esse ícone aleatório levará você para qualquer uma das instruções randomicamente. A partir daí você pode utilizar os botões e links para explorar os sete pontos ou saltar para outra instrução randomicamente de novo.

Mapa do Treinamento da Mente
É um mapa dos sete pontos e de todas as instruções. Clique em qualquer instrução para ir para a página correspondente.

Índice do Treinamento da Mente
É o conjunto completo de instruções que compõem o Treinamento da Mente em Sete Pontos. As instruções estão linkadas e você pode ir diretamente para aquela que deseja explorar.

Como posso usar este recurso?

Cada uma das 59 instruções tem sua própria página que inclui a instrução, uma breve explicação, uma imagem e as instruções relacionadas. Você pode utilizar essas instruções para:

Praticar – Use qualquer uma das instruções ou explicações como base para contemplação, refletindo sobre como essa instrução se aplica à sua vida e à sua prática.

Conselhos – Você está preso em uma situação e não sabe o que fazer, o que seria mais correto ou não sabe como lidar com ela?
• Clique aqui para ser levado a uma instrução aleatoriamente ou
• Clique aqui para ver as instruções e selecione uma que faz mais sentido para você.

Contemple a explicação e deixe-a reverberar em você.

Referência – Use este site como uma referência ou um lembrete dos significados e conexões entre as instruções.

Navegação do Site

Outros Recursos

Clique na imagem do livro e você será direcionado para a página de compra no site da Lúcida Letra

Site original: Unfettered Mind  |  Tradução livre: Jeanne Pilli  |  Desenvolvimento: Audrey Pilli